VERSIFICANDO O NOVO ENSINO

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I Esse novo paradigma exige um novo agir e pensar No qual não tem mais lugar a simples memorização Nem as padronizações conseguem solucionar Pois o ensino fragmentado está fora de “padrão” II Não consegue atender a rapidez da informação Muito menos abranger as questões de espaço e tempo As exigências do momento requerem uma crítica e uma reflexão Na qual todo indivíduo obtenha o seu desenvolvimento III A melhor forma de ensinar com funcionalidade É aquela que propicia o desenvolver das competências Aquela que enfatiza a autonomia de verdade Na busca de novas idéias, compreensões e tendências IV Uma forma de aprender que seja contextualizada Um processo que contribua na compreensão da realidade Uma inter-relação entre disciplinas sem serem dicotomizadas Tratando-se o conhecimento em sua unicidade V É o trabalho das competências e das novas habilidades Incluindo as novas dinâmicas, vencendo problemas emergentes Desenvolvendo projetos para enfrentar oportunas dificuldades Usando as tecnologias, sendo bem eficientes VI Apesar de sua importância para a nova aprendizagem Precisamos compreender as tecnologias quanto às suas implicações Para não ser confundida, nem mudada sua abordagem Precisando ser compreendida as suas limitações VII A internet dispõe de recursos que são belas invenções Tais como: sites de busca onde tudo é encontrado Os chats pros bate-papos e os fóruns pras discussões Os correios eletrônicos pros nossos comunicados VIII O uso desses recursos diversifica o conhecimento A aplicação dos conceitos e estratégias também E utilizando diversas formas da linguagem do momento Redimensionando o papel da escola, protagonizando o bem IX O projeto se configura numa organização aberta e segura A qual elaborando articula informações conhecidas Baseadas em experiências passadas, presentes e futuras “Fazendo emergir de nossas dúvidas certezas pra nossas vidas” X Uma forma de organizar nossos trabalhos didáticos Que permite a articulação de conhecimentos diversos Tornando a transversalidade algo importante e prático Possibilitando o uso dos saberes, “os explícitos e os imersos” XI Para Silva, o currículo tem na tecnologia o braço operacional Para Rueda TE e currículo têm responsabilidade compartilhada Para Area o currículo deve proporcionar a habilidade individual E para Stenhouse o currículo é uma idéia que pode ser praticada XII Para atender as exigências da sociedade atual O currículo tem que se adequar à sociedade global Sendo capaz de subsidiar uma aprendizagem integral Que prepara o cidadão pra uma vida operacional Autor: Prof.: Aldemir Gondim