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VERSIFICANDO O NOVO ENSINO
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I
Esse novo paradigma exige um novo agir e pensar
No qual não tem mais lugar a simples memorização
Nem as padronizações conseguem solucionar
Pois o ensino fragmentado está fora de “padrão”
II
Não consegue atender a rapidez da informação
Muito menos abranger as questões de espaço e tempo
As exigências do momento requerem uma crítica e uma reflexão
Na qual todo indivíduo obtenha o seu desenvolvimento
III
A melhor forma de ensinar com funcionalidade
É aquela que propicia o desenvolver das competências
Aquela que enfatiza a autonomia de verdade
Na busca de novas idéias, compreensões e tendências
IV
Uma forma de aprender que seja contextualizada
Um processo que contribua na compreensão da realidade
Uma inter-relação entre disciplinas sem serem dicotomizadas
Tratando-se o conhecimento em sua unicidade
V
É o trabalho das competências e das novas habilidades
Incluindo as novas dinâmicas, vencendo problemas emergentes
Desenvolvendo projetos para enfrentar oportunas dificuldades
Usando as tecnologias, sendo bem eficientes
VI
Apesar de sua importância para a nova aprendizagem
Precisamos compreender as tecnologias quanto às suas implicações
Para não ser confundida, nem mudada sua abordagem
Precisando ser compreendida as suas limitações
VII
A internet dispõe de recursos que são belas invenções
Tais como: sites de busca onde tudo é encontrado
Os chats pros bate-papos e os fóruns pras discussões
Os correios eletrônicos pros nossos comunicados
VIII
O uso desses recursos diversifica o conhecimento
A aplicação dos conceitos e estratégias também
E utilizando diversas formas da linguagem do momento
Redimensionando o papel da escola, protagonizando o bem
IX
O projeto se configura numa organização aberta e segura
A qual elaborando articula informações conhecidas
Baseadas em experiências passadas, presentes e futuras
“Fazendo emergir de nossas dúvidas certezas pra nossas vidas”
X
Uma forma de organizar nossos trabalhos didáticos
Que permite a articulação de conhecimentos diversos
Tornando a transversalidade algo importante e prático
Possibilitando o uso dos saberes, “os explícitos e os imersos”
XI
Para Silva, o currículo tem na tecnologia o braço operacional
Para Rueda TE e currículo têm responsabilidade compartilhada
Para Area o currículo deve proporcionar a habilidade individual
E para Stenhouse o currículo é uma idéia que pode ser praticada
XII
Para atender as exigências da sociedade atual
O currículo tem que se adequar à sociedade global
Sendo capaz de subsidiar uma aprendizagem integral
Que prepara o cidadão pra uma vida operacional
Autor: Prof.: Aldemir Gondim
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