O QUE É PEDAGOGIA TRANSFORMADORA?

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É a Pedagogia comprometida com a transformação integral das pessoas. É a prática pedagógica que alcança o saber, o ser, o fazer e o relacionar-se do indivíduo.
I.                    A PEDAGOGIA TRANSFORMADORA BUSCA
Jesus não estava simplesmente passeando quando, de repente, avistou Simão e André lançando as redes.  A verdade é que o Senhor estava ali com um propósito, e uma intenção bem definidos. Caminhando, ele vai ao encontro de seus alunos.
1.      EIS ALGUMAS FORMAS DE BUSCAR O ALUNO:
a)      Abordando-os durante a realização de outros trabalhos
b)      Indo às suas casas
c)       Telefonando-lhes
Para meditar:
                         Texto  A
          Qual, dentre vós, é o professor da Escola Bíblica Dominical que, possuindo cem alunos e perdendo um deles, não deixa na sala os noventa e nove e vai em busca do que se perdeu, até encontrá-lo?
          Achando-o põe-no sobre os ombros, cheio de júbilo.
          E, indo para a igreja, reúne a direção da Escola, os demais professores e os alunos das outras classes, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei o meu aluno perdido.
          Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um aluno que se arrepende do que por noventa e nove alunos que não necessitam de arrependimento ( Lucas 15. 3-7, texto adaptado)
2.      FATORES QUE COOPERAM PARA O ABANDONO DA ESCOLA DOMINICAL
a)  Indiferença pelas vidas;
b)  Salas de aulas superlotadas;
c)  Processo ensino-aprendizagem focado apenas no lado material e não nas pessoas.
            Texto B
              Qual é a professora que, tendo dez alunas, se perder uma, não acende a candeia, varre a sala e a procura diligentemente até encontrá-la?
               E, tendo-a achado, reúne as amigas professoras e salas vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a aluna que eu tinha perdido.
               Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por uma aluna que se arrepende ( Lucas 15. 8-10, texto adaptado )
3.      PROVÁVEIS RAZÕES PORQUE OS ALUNOS SE PERDEM DENTRO DA SALA DE AULA
a)  Por ser, às vezes, tratado de forma inadequada
b)  Por um descuido, de forma acidental.
II.      A PEDAGOGIA TRANSFORMADORA É VISIONÁRIA
Jesus não focou nos problemas e dificuldades que enfrentaria, nem na paciência necessária à formação dos alunos, mas no potencial de cada um deles
1.  O PROFESSOR DE ESCOLA DOMINICAL PRECISA TER A VISÃO DE JESUS
a)  Ter um objetivo
b)  Saber o que está fazendo
c)  Ter certeza que foi chamado
d)  Saber por que está ensinando
2.       EIS ALGUNS LÍDERES QUE FORAM ESCOLHIDOS POR DEUS, APESAR DE SEUS DEFEITOS:
1. A ESTABILIDADE DE ABRAÃO NOS FARIA PENSAR QUE ELE NÃO ACEITARIA O DESAFIO DE SAIR SEM DESTINO CERTO
2. OS SACRIFÍCIOS DE JACÓ NOS FARIAM ENTENDER QUE UM CARÁTER DUVIDOSO COMO O SEU NÃO O TORNAVA CONFIÁVEL
3. A AUTOSSUFICIÊNCIA DE MOISÉS APONTARIA PROBLEMAS EM SUPORTAR AS PRESSÕES DO DIA A DIA
4. O SENTIMENTO DE INFERIORIDADE DE GIDEÃONOS FARIA DUVIDAR DE SUA CAPACIDADE DE LIDERANÇA
5. A INCLINAÇÃO DE SANSÃO POR MULHERES ESTRANGEIRAS NOS LEVARIA A REPROVÁ-LO DE IMEDIATO
6. POR SER MULHER, NÃO DARÍAMOS À DÉBORA CREDIBILIDADE ALGUMA
7. A DISPOSIÇÃO DE DAVI EM SUBMETER-SE AOS SEUS SUPERIORES NOS FARIA PENSAR QUE TERIA DIFICULDADES PARA TOMAR INICIATIVAS
8. OS LÁBIOS IMPUROS DE ISAÍAS NOS CONDUZIRIAM A DESQUALIFICÁ-LO PARA O MINISTÉRIO PROFÉTICO
9. A MEIGUICE E BONDADE DE JOÃO NOS FARIAM DUVIDAR DE SUA CORAGEM
10. A INSTABILIDADE EMOCIONAL DE PEDRO NÃO NOS PERMITIRIA PERCEBER SEU DESEJO SINCERO DE ACERTAR

11. A INTELECTUALIDADE E O ZELO RELIGIOSO DE PAULO PROVOCARIAM EM NÓS DÚVIDAS QUANTO À POSSIBILIDADE DE SER REMOVIDO DE SUAS CRENÇAS E DO SEU COMPROMISSO COM O FARISAÍSMO JUDAICO


III.      A PEDAGOGIA TRANSFORMADORA É ATRATIVA
Jesus olhou aqueles irmãos com um olhar de amor, falou-lhes amorosamente e idealizou-lhes um projeto de amor
1.  O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE UMA CLASSE DE ESCOLA BÍBLICA CRESÇA
a)  O amor do professor por seus alunos
b)  Uma abordagem amorosa e não interesseira por parte do professor
c)  O professor deve ter a visão de Jesus, e fazer como ele fez:
·         Olhando-lhes com um olhar de amor
·         Falando-lhes amorosamente
·         Idealizando-lhes um projeto de amor
2.  VEJAMOS O AMOR NA VISÃO DO APÓSTOLO PAULO
a)  O amor é paciente
b)  O amor é benigno
c)  O amor não arde em ciúmes
d)  O amor não é orgulhoso
e)  O amor não se ensoberbece
f)  O amor não se conduz inconvenientemente
g)  O amor não procura seus próprios interesses
h)  O amor não se exaspera
i)   O amor não guarda mágoas
j)   O amor não se alegra com a injustiça
k)  O amor alegra-se com a verdade
l)   O amor nunca desiste. Antes suporta tudo com fé, esperança e paciência.
IV.     A PEDAGOGIA TRANSFORMADORA É INSTRUTIVA
Jesus se utilizou da preleção, dos diálogos, das interrogações e das parábolas para alcançar os seus ouvintes
1.  ENSINAR É UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA
a)  Pesquisa exige dedicação
b)  Pesquisa exige determinação e paciência
c)  Pesquisa exige tempo e disciplina
d)  Pesquisa exige organização
e)  Pesquisa exige criticidade
f)  Pesquisa exige sistematização das informações e conhecimentos
2.  ENSINAR É UMA ATIVIDADE METÓDICA
a)  Métodos são caminhos
b)  Métodos estabelecem os caminhos a serem seguidos
2.1    MÉTODOS USADOS POR JESUS
a)  Preleção ou método expositivo ( Mt 5- 7 )
b)  O diálogo ( Jo 3. 1-5; 4. 1- 26 )
c)  Perguntas e respostas ( Mt 16. 13- 20
d)  Parábolas ( Lc 15. 1- 10, 11- 32 )
3.  ENSINAR É UMA ATIVIDADE CRÍTICA
3.1    PARA DESENVOLVER A CRITICIDADE O PROFESSOR DEVE:
a)  Desenvolver o hábito da leitura
b)  Obter uma formação teológica diversa
c)  Manter o hábito da oração
d)  Ser dependente do Espírito Santo









V.      A PEDAGOGIA TRANSFORMADORA É INCLUSIVA
Jesus convidou a todos os cansados e oprimidos para participarem de seu plano de salvação
1.   OS EXCLUÍDOS DA ESCOLA DOMINICAL SÃO:
a)  Os portadores de necessidades especiais
b)  Os enfermos
c)  Os que temporariamente estão com dificuldade de locomoção física
d)  Os que trabalham ou estudam no mesmo horário das aulas
e)  Os que não têm condições de pagar uma passagem
f)  Os que passam privações materiais e vivem em extrema pobreza
g)  Os psicologicamente inaptos
h)  Os presos
2.  ONDE SE DEVE CRIAR CLASSES DE ESCOLA DOMINICAL INCLUSIVAS
a)  Nos hospitais
b)  Nos lares
c)  Nos presídios
d)  Nos orfanatos
e)  Nas creches
f)  Nos abrigos de idosos
g)  Nas empresas
3.  COMO CONSCIENTIZAR A IGREJA SOBRE A NECESSIDADE DA INCLUSÃO
a)  Buscando a informação da quantidade dos que se encontram impossibilitados de frequentar a Escola Dominical
b)  Investigando as razões da impossibilidade
c)  Buscando alternativas e soluções para cada caso
d)  Ganhando as famílias como colaboradoras no processo de inclusão
4.  EIS ALGUNS DOS BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS PELA ESCOLA DOMINICAL INCLUSIVA
a)  O aluno se apropria de conhecimentos
b)  O aluno desenvolve habilidades
c)  O aluno adquire competências
d)  O aluno aperfeiçoa seu caráter
VI.     A PEDAGOGIA TRANSFORMADORA É PROMOTORA DE VIDA ABUNDANTE
Jesus deixou claro que veio proporcionar vida abundante.
1.  CONHECER E RELACIONAR-SE COM DEUS ABUNDANTEMENTE É:
a)  Conhecer de modo pessoal
b)  Ter um relacionamento de confiança entre pessoas
c)  Ter um relacionamento de amizade
d)  Ter um relacionamento de intimidade
e)  Ter um relacionamento sincero
VII.     A PEDAGOGIA TRANSFORMADORA É LIBERTADORA
Jesus é a verdade que liberta
1.  COMO MESTRE, JESUS FOI UM EDUCADOR LIBERTÁRIO
a)  Suas convicções não somente eram declaradas, mas vivenciadas
b)  Seu ensino não apenas explicava, mas também denunciava
c)  Seu ensino não apenas denunciava, mas também conscientizava
d)  Seu ensino não apenas conscientizava, mas também libertava






VIII.    A PEDAGOGIA TRANSFORMADORA DISCIPLINA
Jesus nos instruiu a vivermos a sua palavra
1.  TERMOS GREGOS PARA DISCIPLINA UTILIZADOS NO NOVO TESTAMENTO
a)  Ensino (didaskalia), conforme Mt 28.20
b)  Exortação  paraklesia), conforme 1Tm 4.13
c)  Educação (Paideia), conforme Hb 12.4-11
d)  Admoestação (nouthesia), conforme 1Co 4.14
e)  Repreensão e convicção (elegxis; elegchos; elegmos), conforme Jo 16.8
f)  Correção (orthos- reto; epannothosin-correção),conforme 2Tm3.15-17;Ef 4.12
2.  QUEM PROMOVE A DISCIPLINA
a)  A escola
b)  Os professores
c)  Os pais
3.  COMO DISCIPLINAR
a)  A escola deve criar normas indispensáveis para a boa convivência social e para o alcance dos objetivos escolares estabelecidos
b)  Os professores devem, além de motivadores para uma boa aprendizagem e amáveis para com seus alunos, serem também firmes quando necessários
c)  Os pais devem estabelecer limites, e se envolverem no acompanhamento da aquisição dos saberes oferecidos pela Escola Bíblica Dominical
IX.     A PEDAGOGIA TRANSFORMADORA É INTEGRAL
Jesus nos trouxe uma mensagem que nos proporciona bênçãos em todas as áreas da vida
1.  SÃO RESPONSABILIDADES DO PROFESSOR DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL:
a)  Ter Jesus como referência
b)  Alcançar os alunos através do ensino da Palavra de Deus com qualidade, graça e profundidade.
c)  Possibilitar o encontro de seus alunos com Jesus
d)  Proporcionar o contínuo crescimento de seus alunos na graça e no conhecimento
2.  A PEDAGOGIA TRANSFORMADORA PRODUZ MUDANÇAS NAS SEGUINTES ÁREAS DA VIDA:
a)  Saber mais (Hb 6.1-3; 2Pe 3.18)
·         A necessidade de aprofundar-se nos conhecimentos,
·         Avançar na busca de novos saberes
·         Nutrir-se com alimentos mais sólidos
b)  Ser mais (Gl 5.16-25)
·         O ser cristão que muda comportamentos e atitudes
·         O ser nova criatura que possibilita uma vida plena do fruto do Espírito
c)  Fazer mais (Jo 15.1-5)
·         Uma atuação que contribue com a edificação da Igreja
·         Um envolvimento que proporciona o crescimento do Reino de Deus
·         Uma vida onde há abundância de realizações, na evangelização, intercessão, discipulado, na música, no socorro aos necessitados...
d)  Poder mais (Lc 24.49; At 1.8; 1Co 14.1-5; Ef 5.18)
·         A necessidade do batismo no Espírito Santo
·         Uma vida plena do poder do Espírito Santo
e)  Relacionar-se melhor (1Co 1.10,11; Ef 5.22-33; 6.1-4;Fp 2.1-4)
·         Vidas que se relacionam melhor
·         Pessoas que promovem momentos agradáveis com seu próximo
·         Indivíduos que contribuem com relacionamentos mais sólidos, fortalecendo a amizade e o companheirismo.