11
de
undefined
O QUE É PEDAGOGIA TRANSFORMADORA?
Posted in 0 comentários
É a Pedagogia comprometida com a transformação
integral das pessoas. É a prática pedagógica que alcança o saber, o ser, o
fazer e o relacionar-se do indivíduo.
I.
A
PEDAGOGIA TRANSFORMADORA BUSCA
Jesus não estava simplesmente passeando quando, de repente, avistou
Simão e André lançando as redes. A
verdade é que o Senhor estava ali com um propósito, e uma intenção bem
definidos. Caminhando, ele vai ao encontro de seus alunos.
1.
EIS ALGUMAS FORMAS DE BUSCAR O ALUNO:
a)
Abordando-os
durante a realização de outros trabalhos
b)
Indo às
suas casas
c)
Telefonando-lhes
Para meditar:
Texto A
Qual, dentre vós, é o professor da
Escola Bíblica Dominical que, possuindo cem alunos e perdendo um deles, não
deixa na sala os noventa e nove e vai em busca do que se perdeu, até
encontrá-lo?
Achando-o põe-no sobre os ombros,
cheio de júbilo.
E, indo para a igreja, reúne a
direção da Escola, os demais professores e os alunos das outras classes,
dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei o meu aluno perdido.
Digo-vos que, assim, haverá maior
júbilo no céu por um aluno que se arrepende do que por noventa e nove alunos
que não necessitam de arrependimento ( Lucas 15. 3-7, texto adaptado)
2.
FATORES
QUE COOPERAM PARA O ABANDONO DA ESCOLA DOMINICAL
a) Indiferença
pelas vidas;
b) Salas
de aulas superlotadas;
c) Processo
ensino-aprendizagem focado apenas no lado material e não nas pessoas.
Texto B
Qual é a professora que, tendo
dez alunas, se perder uma, não acende a candeia, varre a sala e a procura
diligentemente até encontrá-la?
E, tendo-a achado, reúne as
amigas professoras e salas vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei
a aluna que eu tinha perdido.
Eu vos afirmo que, de igual
modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por uma aluna que se arrepende ( Lucas
15. 8-10, texto adaptado )
3.
PROVÁVEIS RAZÕES PORQUE OS ALUNOS
SE PERDEM DENTRO DA SALA DE AULA
a) Por
ser, às vezes, tratado de forma inadequada
b) Por
um descuido, de forma acidental.
II. A
PEDAGOGIA TRANSFORMADORA É VISIONÁRIA
Jesus não focou nos
problemas e dificuldades que enfrentaria, nem na paciência necessária à
formação dos alunos, mas no potencial de cada um deles
1. O
PROFESSOR DE ESCOLA DOMINICAL PRECISA TER A VISÃO DE JESUS
a) Ter
um objetivo
b) Saber
o que está fazendo
c) Ter
certeza que foi chamado
d) Saber
por que está ensinando
2. EIS ALGUNS LÍDERES QUE FORAM ESCOLHIDOS POR DEUS,
APESAR DE SEUS DEFEITOS:
1. A ESTABILIDADE DE ABRAÃO NOS FARIA PENSAR QUE ELE NÃO ACEITARIA O DESAFIO DE SAIR SEM DESTINO CERTO
2. OS SACRIFÍCIOS DE JACÓ NOS FARIAM ENTENDER QUE UM CARÁTER DUVIDOSO COMO O SEU NÃO O TORNAVA CONFIÁVEL
3. A AUTOSSUFICIÊNCIA DE MOISÉS APONTARIA PROBLEMAS EM SUPORTAR AS PRESSÕES DO DIA A DIA
4. O SENTIMENTO DE INFERIORIDADE DE GIDEÃONOS FARIA DUVIDAR DE SUA CAPACIDADE DE LIDERANÇA
5. A INCLINAÇÃO DE SANSÃO POR MULHERES ESTRANGEIRAS NOS LEVARIA A REPROVÁ-LO DE IMEDIATO
6. POR SER MULHER, NÃO DARÍAMOS À DÉBORA CREDIBILIDADE ALGUMA
7. A DISPOSIÇÃO DE DAVI EM SUBMETER-SE AOS SEUS SUPERIORES NOS FARIA PENSAR QUE TERIA DIFICULDADES PARA TOMAR INICIATIVAS
8. OS LÁBIOS IMPUROS DE ISAÍAS NOS CONDUZIRIAM A DESQUALIFICÁ-LO PARA O MINISTÉRIO PROFÉTICO
9. A MEIGUICE E BONDADE DE JOÃO NOS FARIAM DUVIDAR DE SUA CORAGEM
10. A INSTABILIDADE EMOCIONAL DE PEDRO NÃO NOS PERMITIRIA PERCEBER SEU DESEJO SINCERO DE ACERTAR
11. A INTELECTUALIDADE E O ZELO RELIGIOSO DE PAULO PROVOCARIAM EM NÓS DÚVIDAS QUANTO À POSSIBILIDADE DE SER REMOVIDO DE SUAS CRENÇAS E DO SEU COMPROMISSO COM O FARISAÍSMO JUDAICO
1. A ESTABILIDADE DE ABRAÃO NOS FARIA PENSAR QUE ELE NÃO ACEITARIA O DESAFIO DE SAIR SEM DESTINO CERTO
2. OS SACRIFÍCIOS DE JACÓ NOS FARIAM ENTENDER QUE UM CARÁTER DUVIDOSO COMO O SEU NÃO O TORNAVA CONFIÁVEL
3. A AUTOSSUFICIÊNCIA DE MOISÉS APONTARIA PROBLEMAS EM SUPORTAR AS PRESSÕES DO DIA A DIA
4. O SENTIMENTO DE INFERIORIDADE DE GIDEÃONOS FARIA DUVIDAR DE SUA CAPACIDADE DE LIDERANÇA
5. A INCLINAÇÃO DE SANSÃO POR MULHERES ESTRANGEIRAS NOS LEVARIA A REPROVÁ-LO DE IMEDIATO
6. POR SER MULHER, NÃO DARÍAMOS À DÉBORA CREDIBILIDADE ALGUMA
7. A DISPOSIÇÃO DE DAVI EM SUBMETER-SE AOS SEUS SUPERIORES NOS FARIA PENSAR QUE TERIA DIFICULDADES PARA TOMAR INICIATIVAS
8. OS LÁBIOS IMPUROS DE ISAÍAS NOS CONDUZIRIAM A DESQUALIFICÁ-LO PARA O MINISTÉRIO PROFÉTICO
9. A MEIGUICE E BONDADE DE JOÃO NOS FARIAM DUVIDAR DE SUA CORAGEM
10. A INSTABILIDADE EMOCIONAL DE PEDRO NÃO NOS PERMITIRIA PERCEBER SEU DESEJO SINCERO DE ACERTAR
11. A INTELECTUALIDADE E O ZELO RELIGIOSO DE PAULO PROVOCARIAM EM NÓS DÚVIDAS QUANTO À POSSIBILIDADE DE SER REMOVIDO DE SUAS CRENÇAS E DO SEU COMPROMISSO COM O FARISAÍSMO JUDAICO
III. A PEDAGOGIA TRANSFORMADORA É ATRATIVA
Jesus olhou aqueles irmãos com um olhar de amor, falou-lhes
amorosamente e idealizou-lhes um projeto de amor
1. O
QUE É NECESSÁRIO PARA QUE UMA CLASSE DE ESCOLA BÍBLICA CRESÇA
a) O
amor do professor por seus alunos
b) Uma
abordagem amorosa e não interesseira por parte do professor
c) O
professor deve ter a visão de Jesus, e fazer como ele fez:
·
Olhando-lhes com um olhar de amor
·
Falando-lhes amorosamente
·
Idealizando-lhes um projeto de amor
2. VEJAMOS
O AMOR NA VISÃO DO APÓSTOLO PAULO
a) O
amor é paciente
b) O
amor é benigno
c) O
amor não arde em ciúmes
d) O
amor não é orgulhoso
e) O
amor não se ensoberbece
f) O
amor não se conduz inconvenientemente
g) O
amor não procura seus próprios interesses
h) O
amor não se exaspera
i) O
amor não guarda mágoas
j) O
amor não se alegra com a injustiça
k) O
amor alegra-se com a verdade
l) O
amor nunca desiste. Antes suporta tudo com fé, esperança e paciência.
IV. A
PEDAGOGIA TRANSFORMADORA É INSTRUTIVA
Jesus se utilizou da
preleção, dos diálogos, das interrogações e das parábolas para alcançar os seus
ouvintes
1. ENSINAR
É UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA
a) Pesquisa
exige dedicação
b) Pesquisa
exige determinação e paciência
c) Pesquisa
exige tempo e disciplina
d) Pesquisa
exige organização
e) Pesquisa
exige criticidade
f) Pesquisa
exige sistematização das informações e conhecimentos
2. ENSINAR
É UMA ATIVIDADE METÓDICA
a) Métodos
são caminhos
b) Métodos
estabelecem os caminhos a serem seguidos
2.1 MÉTODOS
USADOS POR JESUS
a) Preleção
ou método expositivo ( Mt 5- 7 )
b) O
diálogo ( Jo 3. 1-5; 4. 1- 26 )
c) Perguntas
e respostas ( Mt 16. 13- 20
d) Parábolas
( Lc 15. 1- 10, 11- 32 )
3. ENSINAR
É UMA ATIVIDADE CRÍTICA
3.1 PARA
DESENVOLVER A CRITICIDADE O PROFESSOR DEVE:
a) Desenvolver
o hábito da leitura
b) Obter
uma formação teológica diversa
c) Manter
o hábito da oração
d) Ser
dependente do Espírito Santo
V. A
PEDAGOGIA TRANSFORMADORA É INCLUSIVA
Jesus convidou a
todos os cansados e oprimidos para participarem de seu plano de salvação
1. OS EXCLUÍDOS DA ESCOLA DOMINICAL SÃO:
a) Os
portadores de necessidades especiais
b) Os
enfermos
c) Os
que temporariamente estão com dificuldade de locomoção física
d) Os
que trabalham ou estudam no mesmo horário das aulas
e) Os
que não têm condições de pagar uma passagem
f) Os
que passam privações materiais e vivem em extrema pobreza
g) Os
psicologicamente inaptos
h) Os
presos
2. ONDE
SE DEVE CRIAR CLASSES DE ESCOLA DOMINICAL INCLUSIVAS
a) Nos
hospitais
b) Nos
lares
c) Nos
presídios
d) Nos
orfanatos
e) Nas
creches
f) Nos
abrigos de idosos
g) Nas
empresas
3. COMO
CONSCIENTIZAR A IGREJA SOBRE A NECESSIDADE DA INCLUSÃO
a) Buscando
a informação da quantidade dos que se encontram impossibilitados de frequentar
a Escola Dominical
b) Investigando
as razões da impossibilidade
c) Buscando
alternativas e soluções para cada caso
d) Ganhando
as famílias como colaboradoras no processo de inclusão
4. EIS
ALGUNS DOS BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS PELA ESCOLA DOMINICAL INCLUSIVA
a) O
aluno se apropria de conhecimentos
b) O
aluno desenvolve habilidades
c) O
aluno adquire competências
d) O
aluno aperfeiçoa seu caráter
VI. A
PEDAGOGIA TRANSFORMADORA É PROMOTORA DE VIDA ABUNDANTE
Jesus deixou claro
que veio proporcionar vida abundante.
1. CONHECER
E RELACIONAR-SE COM DEUS ABUNDANTEMENTE É:
a) Conhecer
de modo pessoal
b) Ter
um relacionamento de confiança entre pessoas
c) Ter
um relacionamento de amizade
d) Ter
um relacionamento de intimidade
e) Ter
um relacionamento sincero
VII. A
PEDAGOGIA TRANSFORMADORA É LIBERTADORA
Jesus é a verdade que
liberta
1. COMO
MESTRE, JESUS FOI UM EDUCADOR LIBERTÁRIO
a) Suas
convicções não somente eram declaradas, mas vivenciadas
b) Seu
ensino não apenas explicava, mas também denunciava
c) Seu
ensino não apenas denunciava, mas também conscientizava
d) Seu
ensino não apenas conscientizava, mas também libertava
VIII. A
PEDAGOGIA TRANSFORMADORA DISCIPLINA
Jesus nos instruiu a
vivermos a sua palavra
1. TERMOS
GREGOS PARA DISCIPLINA UTILIZADOS NO NOVO TESTAMENTO
a) Ensino
(didaskalia), conforme Mt 28.20
b) Exortação paraklesia), conforme 1Tm 4.13
c) Educação
(Paideia), conforme Hb 12.4-11
d) Admoestação
(nouthesia), conforme 1Co 4.14
e) Repreensão
e convicção (elegxis; elegchos; elegmos), conforme Jo 16.8
f) Correção
(orthos- reto; epannothosin-correção),conforme 2Tm3.15-17;Ef 4.12
2. QUEM
PROMOVE A DISCIPLINA
a) A
escola
b) Os
professores
c) Os
pais
3. COMO
DISCIPLINAR
a) A
escola deve criar normas indispensáveis para a boa convivência social e para o
alcance dos objetivos escolares estabelecidos
b) Os
professores devem, além de motivadores para uma boa aprendizagem e amáveis para
com seus alunos, serem também firmes quando necessários
c) Os
pais devem estabelecer limites, e se envolverem no acompanhamento da aquisição
dos saberes oferecidos pela Escola Bíblica Dominical
IX. A
PEDAGOGIA TRANSFORMADORA É INTEGRAL
Jesus nos trouxe uma
mensagem que nos proporciona bênçãos em todas as áreas da vida
1. SÃO
RESPONSABILIDADES DO PROFESSOR DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL:
a) Ter
Jesus como referência
b) Alcançar
os alunos através do ensino da Palavra de Deus com qualidade, graça e profundidade.
c) Possibilitar
o encontro de seus alunos com Jesus
d) Proporcionar
o contínuo crescimento de seus alunos na graça e no conhecimento
2. A
PEDAGOGIA TRANSFORMADORA PRODUZ MUDANÇAS NAS SEGUINTES ÁREAS DA VIDA:
a) Saber
mais (Hb 6.1-3; 2Pe 3.18)
·
A necessidade de aprofundar-se nos
conhecimentos,
·
Avançar na busca de novos saberes
·
Nutrir-se com alimentos mais
sólidos
b) Ser
mais (Gl 5.16-25)
·
O ser cristão que muda
comportamentos e atitudes
·
O ser nova criatura que possibilita
uma vida plena do fruto do Espírito
c) Fazer
mais (Jo 15.1-5)
·
Uma atuação que contribue com a
edificação da Igreja
·
Um envolvimento que proporciona o
crescimento do Reino de Deus
·
Uma vida onde há abundância de
realizações, na evangelização, intercessão, discipulado, na música, no socorro
aos necessitados...
d) Poder mais (Lc 24.49; At 1.8; 1Co 14.1-5; Ef 5.18)
·
A necessidade do batismo no
Espírito Santo
·
Uma vida plena do poder do Espírito
Santo
e) Relacionar-se
melhor (1Co 1.10,11; Ef 5.22-33; 6.1-4;Fp 2.1-4)
·
Vidas que se relacionam melhor
·
Pessoas que promovem momentos
agradáveis com seu próximo
·
Indivíduos que contribuem com
relacionamentos mais sólidos, fortalecendo a amizade e o companheirismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário